Hospital São Peregrino Lazziozi
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Internações

Passos para Internações

Documentação - Para tornar o atendimento mais ágil e preciso, tenha em mãos os documentos necessários para sua internação. Veja lista:

Paciente Particular e/ ou Responsável por crianças e adolescentes:

• RG, CPF ou carteira de habilitação modelo atual (que conste RG e CPF) do paciente ou do responsável.
• Crianças e adolescentes, que não tenham RG e CPF devem trazer Certidão de nascimento.
• Cartão SUS
• Solicitação de internação emitida pelo médico, com data, carimbo e assinatura.

Paciente com Convênio Médico - Plano de Saúde:

• RG, CPF ou carteira de habilitação modelo atual (que conste RG e CPF) do paciente ou do responsável.
• Crianças e adolescentes, que não tenham RG e CPF devem trazer Certidão de nascimento.
• Solicitação de internação emitida pelo médico, com data, carimbo e assinatura.
• Carteirinha do Convênio.
• Cartão SUS
• Guia do Convênio autorizada pelo Plano do paciente.

Pacientes do Sistema Único de Saúde:

• RG, CPF ou carteira de habilitação modelo atual (que conste RG e CPF) do paciente ou do responsável.
• Crianças e adolescentes, que não tenham RG e CPF devem trazer Certidão de nascimento.
• AIH - Autorização de Internação Hospitalar - emitida pela Secretaria Municipal de Saúde do Município de origem
• Cartão SUS.

* Para internações cirúrgicas e/ ou de emergência a documentação será a mesma, porém, a apresentação poderá ser feita no decorrer do atendimento.

* Nos atendimentos eletivos sob cobertura particular, ou seja, os que estão programados para acontecer: cirurgias e pequenos procedimentos, o paciente deverá consultar o setor administrativo com antecedência para realizar o orçamento prévio dos gastos hospitalares.

* Sobre diferenças de co-participação de plano de saúde também pode ser verificadas com antecedência, no setor administrativo.

* Toda cirurgia programada, com a realização de orçamento prévio poderá sofrer alteração de valor, pois os gastos estão relacionados a todo o atendimento hospitalar, onde a previsibilidade é uma hipótese do atendimento.

Dúvidas?
Se você estiver em dúvida ou desejar alguma informação, nossa central de atendimento poderá ser contatada através dos telefone (54) 3441 3700.

Assistência Farmacêutica


Cabe ao serviço de farmácia interna gerenciar todo o processo relacionado aos medicamentos e materiais de uso hospitalar. O processo está composto por diversas etapas entre elas a aquisição, armazenamento, dispensação e devolução dos materiais e produtos. O serviço de farmácia cumpre com as normas técnicas de cada produto para assim assegurar a qualidade dos mesmos.

Todas estas rotinas são elaboradas e adaptadas para facilitar o andamento dos trabalhos no hospital, sempre pensando em agilizar o atendimento e o melhor para o paciente.
A assistência farmacêutica é realizada diariamente através das equipes multidisciplinares e no contato direto com os pacientes. Podemos destacar:
- Avaliação técnica das prescrições, de acordo com os critérios validados pela prática clínica, considerando o risco medicamentoso para os pacientes que fazem uso de sonda nasoenteral;
- Assegura ao paciente ou responsável informações sobre o medicamento e o direito de recusa à administração;
- Monitora a prática medicamentosa do medicamento Digoxina 0,25mg;
- Realiza ações de reconciliação medicamentosa através da visita aos pacientes verificando o uso de medicamentos trazidos de casa no hospital;
- Orienta os pacientes e/ou acompanhantes para o uso seguro dos medicamentos através da entrega de um folder informativo e aos familiares de pacientes com uso de sonda nasoenteral realiza as orientações para administração dos medicamentos pela sonda;
- Desenvolve ações de farmacovigilância.

Nutrição

As refeições servidas no HCSPL são elaboradas pela equipe de Serviço de Nutrição e Dietética, sob supervisão de nutricionista, de acordo com as prescrições médicas.

A distribuição respeita os horários:
• Desjejum - 7 horas e 30 minutos
• Lanche da manhã - 9 horas
• Almoço - 11 horas
• Lanche da tarde - 15 horas
• Janta - 18 horas
• Ceia - 20 horas

O HCSPL também oferece refeições para os acompanhantes mediante solicitação prévia, que deve acontecer nos seguintes horários:
• Desjejum – dia anterior;
• Almoço – no dia até as 8 horas ou no dia anterior;
• Jantar – no dia, na parte da manhã.

Sobre as Internações

A preocupação com o cuidado humanizado e seguro do paciente e de seu familiar, está presente do começo ao fim do processo de internação no HCSPL.

As unidades de internação do HCSPL, na parte humana, contam com profissionais qualificados e treinados para promover os cuidados com o paciente, na parte tecnológica, conta com equipamentos técnicos e modernos para promover os mais diversos cuidados com a saúde do paciente, na parte de infraestrutura, conta com diversidade de acomodações que visam promover conforto e qualidade durante o período de internação do paciente e de seu familiar.

O HCSPL conta com 3 unidades de internação:

• Posto 1, destinado as internações clinicas, cirúrgicas das diversas especialidades e Leitos de Saúde Mental;

• Posto 2, destinado as internação materno infantil;

• Posto 4 , destinado as internações clínicas e cirúrgica das diversas especialidades.

O HCSPL dispõe de acomodações confortáveis que atendem as normas regulamentadoras para os serviços hospitalares e de acordo com a cobertura de cada plano de saúde.

Enfermarias com quatro e cinco leitos com poltrona para acompanhante.
Apartamento Semi-Privativo com dois ou três leitos; poltrona para um acompanhante, televisão, telefone e ar condiciando.
Apartamento Luxo com um leito, sofá para acompanhante, televisão, telefone e ar-condicionado.
Apartamento Especial com um leito, sofá para acompanhante, televisão, telefone e ar-condicionado.

No HCSPL o acompanhante do paciente é recebido e faz parte integrante do acompanhamento assistencial. Entendemos que a presença e o maior envolvimento da família no acompanhamento hospitalar é fundamental para uma rápida e melhor recuperação. Mas lembramos, o acompanhante do paciente deve estar disposto e saudável, para auxiliar nas pequenas rotinas e na companhia agradável ao paciente. Essa proximidade e relação entre a equipe do HCSPL, família e paciente tem por motivo maior proporcionar o melhor bem-estar emocional ao paciente, manter vínculos e garantir um atendimento humanizado.

Disponibilizamos em todos as acomodações de internações uma poltrona ou sofá para o acompanhante. Caso este desejar receber refeições entre em contato o setor da Recepção de Internação e confirme a cobertura do seu plano de saúde para serviços de pernoite de acompanhante. Caso não tenha cobertura, as refeições poderão ser disponibilizadas através da reserva prévia com o serviço de Nutrição consultar valores das taxas de refeição.

Hotelaria e Hospitalidade

A Hotelaria Hospitalar vem ao encontro da preocupação e o entendimento do estado físico e emocional do paciente. A iniciativa é deixar para trás a imagem clássica de um hospital, principalmente, com as longas internações e as horas gastas por familiares e amigos em locais desarmonizados, e proporcionar um ambiente confortável, através da qualificação e integração das equipes multiprofissionais, a cerca de minimizar o impacto dos momentos difíceis.


Pensando desta forma no HCSPL as equipes Recepção, Serviço de Portaria, Serviço Nutricional, Lavanderia, Higienização e Manutenção unem-se as equipes médicas e enfermagem para atender o paciente com conforto e segurança transformando a estada em um ambiente hospitalar mais agradável, afinal, as pessoas nunca terão a intenção de estar no hospital, porém o desconforto pode ser minimizado.

Lavanderia

O setor de lavanderia é responsável pelo processamento de toda a rouparia gerada no HCSPL. Segue legislações e normas específicas da Vigilância Sanitária, utilizando produtos de qualidade e garantindo enxoval limpo e perfumado.

Acesso a Informações do Paciente

Todas as informações sobre a assistência prestada ao paciente no HCSPL, seja ela total ou parcial, são confidenciais e protegidas pela Constituição Federal - no que diz respeito à proteção da privacidade, no Código Penal, no que diz respeito à revelação de informações sigilosas, no Código Civil, no que tange aos direitos da personalidade, no Código de Ética Médica Médica.



Dessa forma, o acesso a quaisquer informações contidas no prontuário do paciente, só poderá ser feita respeitando a seguinte ordem:

Pacientes adultos e lúcidos
- Somente ao próprio paciente;

Crianças, Adolescentes, Pessoas Especiais
- Somente o responsável legal atuante de direito;

Familiares ou terceiros de pacientes lúcidos
- Autorização do paciente, escrita de próprio punho (acesse o modelo), com firma reconhecida (o portador dever apresentar um documento de identificação com foto).

Pacientes Falecidos:
Segundo o Parecer nº. 6/10 do Conselho Federal de Medicina, a liberação do prontuário de paciente falecido só deve ocorrer mediante decisão judicial ou requisição dos Conselhos de Medicina (Federal e Regional).

Documentação para retirada dos documentos:
Se pelo próprio paciente: documento de identificação com foto e assinatura;
Se por terceiros e paciente lúcido: autorização do paciente, escrita de próprio punho, com firma reconhecida e documento de identificação com foto do representante/ procurador.

Prazo para Entrega da Documentação:
Cópia integral ou parcial de prontuários: 10 (dez) dias úteis.

Datas e Horários para retirada:
Terças e quintas feiras
Das 08:00 às 11:00 e das 13:30 às 17:00

Custo de Expediente:
Cópia Integral ou Parcial de Prontuários - Ambulatorial - R$ 3,00
Cópia Integral ou Parcial de Prontuário - Internação - R$10,00

*Os documentos ficarão disponíveis para retirada por 90 (noventa) dias; após este período, serão inutilizados.

Higienização

Manter o ambiente higienizado à execução das atividades hospitalares, visando o bem-estar, conforto e segurança dos clientes e livre de micro-organismos que possam disseminar doenças, é responsabilidade do setor de higienização.

O serviço de higienização do HCSPL é 24 horas. Realiza a limpeza e organização dos leitos, postos de internações, áreas comuns, administrativas e setores terceirizados.
O setor trabalha com sistema informatizado no controle de altas, realizando a liberação do leito após o mesmo ter sido higienizado para que a recepção possa prosseguir com as internações.

Manutenção Interna

O setor de manutenção interna têm o compromisso de verificar e proceder as correções primárias na infraestrutura do HCSPL, garantindo assim o conforto e a segurança dos pacientes e seus acompanhantes durante o período de internação.

Saúde Mental

O HCPSL dispõe de 6 (seis) vagas de leitos para pacientes de Saúde Mental, com objetivo de desintoxicação de substâncias psicoativas e tratar sintomas agudos de transtornos mentais.



Para ser internado no HCSPL para desintoxicação de álcool e/ou drogas e/ou em casos de demais transtornos mentais, é necessário entrar em contato com o CAPS da sua cidade de origem (ou demais serviços disponíveis que realizam esse atendimento, tais como: UBS, ESF, NAAB, CRAS, CREAS, etc).



Em caso de urgência (uma urgência não apresenta um risco imediato de vida, porém a solução deve ser em curto prazo) e emergência (situação onde a vida, a saúde, a propriedade ou o meio ambiente enfrentam uma ameaça imediata), deve ser procurado o pronto atendimento mais próximo e de referência da sua cidade (em anexo fluxograma de internação).

Recepção

Tem por sua função receber e acolher o paciente e seu acompanhante. Realizar o registro de sua internação, fornecer informações e esclarecer dúvidas sobre seu plano de saúde, atendimento SUS ou atendimento particular.
Traga sempre um documento de identificação com foto, cartão do plano de saúde e cartão do SUS para atendimento.
Atualize seus dados em nosso cadastro. Registre seu e-mail para acompanhar e receber orientações através desta ferramenta de contato.

Serviço de Portaria

Capitão Porteiro, responsável por controlar as entradas de visitantes e acompanhantes. Realiza o registro informatizado para quem desejar visitar o paciente, durante o horário de visita. Registra a entrada e saída do acompanhante, controlando as trocas. É recomendável não realizar mais de 4 trocas de acompanhantes durante o dia. Preserve o bem-estar do paciente. Faça a troca de acompanhante em horários que não prejudique a assistência do paciente.
No momento da internação o Capitão Porteiro irá conduzir o paciente até seu leito, acompanhado do seu familiar.
No momento da alta hospitalar, aguarde a vinda do Capitão Porteiro para buscá-lo em seu leito, e conduzir até a saída do hospital.
Todo o transporte do paciente será em cadeira de rodas, a fim de, evitar riscos de quedas e para melhor segurança do paciente.
Em qualquer momento entre em contato com a Equipe de Recepção ou Serviço de Portaria discando 9 ou o ramal 3710, para obter orientações ou informações sobre questões administrativas.

Horário de Visitas

Das 10:00h á 12:30h e das 17:00h às 20:30h

A entrada de visitante é de acordo com o número de pessoas permitidas ao leito.
Faça visitas curtas. Não ultrapasse o tempo de 10 minutos.

Apartamento Privativo
Acompanhante: até 2 pessoas
Visitantes: até 2 pessoas

Apartamento Semi-Privativo
Acompanhante: 1 pessoa
Visitantes: 1 pessoa

Apartamento Enfermaria
Acompanhante: 1 pessoa
Visitantes: 1 pessoa

Unidade de internação Saúde Mental
Horários de visitas:
Acontecem nas quintas-feiras e domingos das 12h às 14h e das 18h30 às 20h.

Horário do grupo de familiares para pacientes de Saúde Mental:
Quintas-feiras a partir das 14h.

Dicas para Visitantes

Entendemos que toda visita é fundamental para recuperação de nosso cliente, tendo em vista ser você, membro de um núcleo considerado primário para todo ser humano, a FAMÍLIA. Portanto, venha visitá-lo sempre que possível trazendo o calor de seu carinho, evitando, contudo, informá-lo de situações que possam ser prejudiciais ao seu emocional.

Pensando assim, queremos passar informações importantes, direcionadas à orientação nos momentos de visita ao familiar / amigo. Ao vir visitá-lo lembre-se:

1. Não traga alimentos. O serviço de nutrição é o único responsável pela dieta do cliente internado.

2. Não traga flores, pois as mesmas podem conter fungos e bactérias, prejudiciais aos
pacientes internados.

3. Lave sempre suas mãos, ao chegar ao Hospital, não traga para o seu familiar sujeiras da rua.Se você veio apenas visitar, antes de sair do Hospital não esqueça de lavar as suas mãos, para que seja evitado levar para casa germes do ambiente hospitalar.

4. Não sente em seu leito, nossa roupa de rua tem germes que podem gerar infecções nas pessoas internadas (doentes).

5. Não é proibido afagar seu ente querido, mas não toque em seus curativos e equipamentos relacionados ao seu tratamento.

6. Em caso de dúvidas acerca do soro, curativo e outras situações, procure a enfermagem ou médico para esclarecê-la.

7. Durante a visita ao seu familiar, não manipule outros doentes. As infecções passam, também, através de nossas mãos não lavadas.

8. Quando estiver doente, evite visitar o seu familiar.

9. Alguns casos necessitam de isolamento, ou seja, não podem receber visitas, evitando o contágio de outras pessoas. Nestes casos as visitas são expressamente proibidas. Além da orientação na portaria, haverá um cartaz informativo na porta do quarto.

10. Não saia com dúvidas, procure nossos profissionais e, saiba que todas as medidas terapêuticas empregadas em seu familiar são unicamente em benefício dele.

Convênios

Além dos Convênios contratados citados acima, o HCSPL firma parcerias com empresas, entidades e prefeituras oferecendo condições diferenciadas nos serviços prestados.

Pin
Rua Saul Irineu Farina, 160
Veranópolis - RS - Brasil
Telefone
(54) 3441-3700