Setembro de Escuta e Proteção: Auditorias internas promovem empatia e segurança para quem cuida no HCSPL
30 DE SETEMBRO1. Segunda Vítima — Quando Quem Cuida Também Precisa de Cuidado
Data: 22 e 23 de setembro de 2025 Grupo: 2
Auditoras: Larissa, Vanessa, Taís e Drieli
A ação consistiu na criação de um mural onde os colaboradores registraram frases sobre como se sentem após situações difíceis no ambiente de trabalho e como gostariam de ser acolhidos. Além disso, foram entregues kits com chá, biscoito e mensagens de apoio, como gesto simbólico de cuidado.
Conclusão: Muitos participantes revelaram desconhecer o conceito de “segunda vítima”. A atividade contribuiu para normalizar o tema e estimular que os profissionais busquem apoio quando necessário.
2. Violência Contra Profissionais — Como Agir?
Datas: 22, 23 e 24 de setembro de 2025
Grupo: 3
Auditoras: Leticia Carbonera Dal Piva, Dalva Bazi, Diulia Molazzane Gabert e Catia Domeneghini
Utilizando situações fictícias, a equipe propôs uma dinâmica de reconhecimento de diferentes tipos de agressão: verbal, física ou ameaça. Após a leitura dos casos, discutiu-se em grupo as condutas adequadas e os canais corretos para denúncia, conforme o protocolo institucional. Um folder explicativo foi entregue, reforçando o conteúdo abordado.
Conclusão: A ação trouxe à tona um tema muitas vezes silencioso. Os colaboradores relataram que, em diversos casos, não sabiam como agir ou sequer reconheciam que determinadas situações configuram agressão.
Setembro foi um mês para fortalecer a escuta, o acolhimento e a proteção aos profissionais da saúde. As auditorias internas mostraram que temas delicados, como violência institucional e sofrimento psíquico, podem (e devem) ser tratados com responsabilidade, empatia e ação prática. Um ambiente saudável começa pelo cuidado com as pessoas que sustentam o cuidado diariamente.