ACOLHIMENTO EM PRONTO SOCORRO COM TRIAGEM CLASSIFICATÓRIA DE RISCO
O Pronto Socorro do HCSPL adota o Protocolo de Classificação de Risco, seguindo critérios do MS para acolher seus usuários, classificando por prioridade cada caso, garantindo acesso humanizado e igualitário aos pacientes.
A classificação de risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de atendimento hospitalar, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. A triagem é feita pela enfermeira, que após avaliação do paciente, coloca no mesmo uma pulseira de identificação com a cor correspondente à sua classificação.
EMERGÊNCIA - Prioridade zero - casos PARA ATENDIMENTO IMEDIATO - situações de morte iminente.
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Parada cardiorrespiratória;
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Sinais de Infarto Agudo do Miocárdio;
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Traumas graves (fratura exposta, TCE grave, atropelamentos);
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Hemorragia ativa e intensa;
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Queimaduras extensas e profundas;
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Inconsciência;
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Insuficiência respiratória grave;
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Sinais Vitais ausentes ou instáveis;
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Acidente Vascular Cerebral;
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Crise convulsiva aguda.
URGÊNCIA - Prioridade I – casos PARA ATENDIMENTO EM ATÉ 30 MINUTOS - situações com elevado risco de morte.
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Trauma moderado (fraturas, luxações);
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TCE sem perda de consciência;
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Gestantes sintomáticas;
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Alteração aguda do estado mental;
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Insuficiência respiratória com início recente;
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Dor de cabeça associada com alteração do estado mental;
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Febre igual ou maior que 38,5º C sintomática.
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Prioridade II – casos não urgentes – ATENDIMENTO EM ATÉ 120 MINUTOS
Casos com queixas recentes / agudas, que não apresentam alterações significantes de sinais vitais e sem risco de agrava a saúde.
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Pequenas lesões;
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Traumas leves (entorses e contusões leves);
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Dor de cabeça / vertigem sem alteração de sinais;
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Dor no peito sem história de problemas cardíacos e sem sintomas, dor que piora na inspiração profunda, na tosse e no movimento;
Prioridade III – consulta de baixa complexidade – ATENDIMENTO EM ATÉ 240 MINUTOS
- Queixas crônicas sem alterações agudas.
- Com este sistema de triagem, nenhum paciente será dispensado sem ser atendido, ou seja, sem ser acolhido, classificado e encaminhado ao atendimento médico.
- Para realizar o atendimento é importante portar um documento de identificação com foto, cartão SUS e do convênio.
- É permitido somente um acompanhante por paciente, quando solicitado.
ATENÇÃO: o serviço de Pronto Socorro não fornece atestado médico, somente um documento que comprova o atendimento.
Será priorizado o grau de gravidade e não a ordem de chegada.
Importante
O Pronto Socorro está preparado para atender casos de emergência e urgência.
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